Comitê Responsável: Elizete Holanda Celestino (UFRR), Antonio Gilmar Honorato de Souza (SGB-AM)
Nesta sessão, convidamos os autores a submeterem seus trabalhos relacionados à geoconservação, geodiversidade, patrimônio geológico, geoturismo, geoparques, geoética, ensino e educação em geociências, bem como à divulgação científica. Serão bem-vindos estudos interdisciplinares que abordem a Geodiversidade da Amazônia em sua amplitude, incluindo seus valores culturais, estéticos, econômicos, funcionais, científicos e educativos. Além disso, incentivamos a submissão de trabalhos que apresentem ações voltadas para a valorização das paisagens culturais, religiosas, históricas e científicas vinculadas ao geopatrimônio e à geoconservação, assim como iniciativas de comunicação e popularização do conhecimento geocientífico para diferentes públicos.
Comitê Responsável:Fabio Luiz Wankler (UFRR), Emilío Alberto Amaral Soares (UFAM)
Esta sessão irá receber trabalhos associados às bacias interiores, como por exemplo: Bacia do Amazonas, Parnaíba, Acre, Alto Tapajós, Parecis, Solimões, Tacutu, assim como, trabalhos associados às bacias marginais: Foz do Amazonas, Pará-Maranhão e Barreirinhas. Espera-se contar com contribuições que abordam análises de fácies, petrografia e petrologia sedimentar, evolução tectono-sedimentar, diagênese, estratigrafia de sequências, sistemas carbonáticos e siliciclásticos, proveniência sedimentar, bioestratigrafia, geoarqueologia e paleontologia.
Comitê Responsável: Ana Tayla Rodrigues Ferreira (UFRR), Mayara Fraeda Barbosa Teixeira (UFAM)
O objetivo desta sessão é apresentar e discutir trabalhos sobre as rochas ígneas e metamórficas do Cráton Amazônico, abrangendo aspectos de mineralogia, petrografia, petrogênese, geoquímica e geocronologia. São bem-vindos estudos sobre a fonte dos magmas, características químico-mineralógicas, granitos tipo-I, tipo-A e tipo-S, charnockitos, complexos máficos-ultramáficos acamadados, vulcanismo e suas conexões com processos plutônicos. Além disso, incluem-se pesquisas sobre granulitos e migmatitos, condições de pressão e temperatura, mecanismos de deformação, aspectos termodinâmicos e experimentais, bem como processos de colocação magmática. Também serão abordadas a arquitetura tectônica, a evolução geodinâmica e o contexto geotectônico do Cráton Amazônico, incluindo sistemas orogênicos adjacentes e a geodinâmica cenozoica. Trabalhos que integrem dados de campo, petrografia, geoquímica, geocronologia e geofísica para solucionar essas problemáticas são especialmente incentivados.
Comitê Responsável: Vladimir de Souza (UFRR), Moeme da Silva Máximo Ramos (UFRR)
Esta sessão tem como objetivo discutir a prospecção, caracterização e potencial econômico de recursos minerais e energéticos, incluindo petróleo, gás, minerais metálicos e não metálicos. Serão apresentados trabalhos sobre bacias sedimentares e seus sistemas petrolíferos, geoquímica orgânica de rochas geradoras, caracterização de reservatórios e selos, além de elementos e processos de sistemas petrolíferos convencionais e não convencionais. Também convidamos os autores a submeterem pesquisas relacionadas à exploração e produção de óleo e gás, modelagem geológica e geoquímica de reservatórios. No âmbito dos recursos minerais, esta sessão abordará a evolução metalogenética de depósitos minerais do Cráton Amazônico. São esperados trabalhos sobre metalogenia, prospecção mineral, economia e legislação mineral, rochas ornamentais, minerais industriais, agrominerais, gemologia, tecnologia mineral, transição energética, geoprocessamento e geofísica aplicada. Estudos que integrem dados geofísicos, geocronológicos e geotécnicos para compreender a distribuição e o potencial exploratório desses recursos também serão incentivados.
Comitê Responsável: Carlos Eduardo Lucas Vieira (UFRR), Lena Simone Barata Souza (UFRR)
Considerando a relevância do uso e manejo dos recursos hídricos na região Amazônica, bem como os desafios ambientais e de sustentabilidade, esta sessão incluirá trabalhos que abordem o estudo das águas superficiais e subterrâneas, a dinâmica e modelagem de ecossistemas continentais e costeiros na Amazônia. Serão privilegiadas pesquisas sobre a caracterização e gestão dos recursos hídricos e ambientais, abrangendo aspectos como explotação, contaminação, sustentabilidade e usos integrados. Além disso, serão contempladas discussões relacionadas às grandes questões ambientais da região, incluindo mudanças climáticas globais, desastres naturais e antrópicos, geologia urbana, geoquímica ambiental e a disposição de resíduos sólidos e efluentes.
Comitê Responsável: Stélio Soares Tavares Junior (UFRR), Solange dos Santos Costa (UFAM)
Esta sessão tem como objetivo reunir trabalhos que abordem diferentes métodos geofísicos aplicados à segurança de barragens, exploração mineral, estudo de aquíferos, mapeamento geológico, monitoramento ambiental, estudos forenses, caracterização de bacias sedimentares e prospecção de petróleo. Serão bem-vindos estudos que utilizem tecnologias avançadas, como inteligência artificial e computação em nuvem para processamento e interpretação de dados geofísicos. Além disso, são incentivados trabalhos que explorem modelagem e inversão numérica, sensoriamento remoto de alta resolução, uso de drones para aquisição de dados geoespaciais, realidade aumentada e virtual, sistemas de informações geográficas (SIG), fotogeologia, geoprocessamento, cartografia digital, modelagem 3D de subsuperfície e análise geoestatística, promovendo a inovação e aprimoramento das técnicas aplicadas às geociências.